sábado, 14 de fevereiro de 2009

Lampião: Herói ou bandido?

Parece ser um tema ultrapassado falar do cangaço e suas implicações sociais. Contudo não entendo dessa forma, acredito que a refelexão acerca do assunto deve ser amuderecida a cada dia para que possamos compreender de fato o que provocou o surgimento de Lampião e do seu bando. Chamá-lo de bandido é um desrespeito a sua memória e a memória de um povo sofrido e masacrado pela politica coronolista vigente no início do século XX. Também sou contra em entronizá-lo como um herói justiceiro, acredito que o mais justo é colocá-lo na memória recente do país como alguém que se revelou contra uma situação vigente, porém seus metódos não foaram tão convencionais. Lampião representa não só o povo nordestino sofrido mas também a época em que não havia justiça e que ela era executada pelo exército e pela sua força auxiliar (Polícia Militar) sem julgamento e sem defesa, tal como ocorreu em Canudos, a execução sumária de "rebeldes" ou "revolucionários", o interessante é que a História não os coloca como "Nacionalistas" ou "defensores do povo" ela simplesmente reproduz a idéia da maioria que domina. Novamente vemos em Mikael Bakhtin a razão de sua reflexão: O discurso é poderoso e carregado sim de ideoligias que quando usadas podem provocar sérias implicações. O mundo deve aprender a conviver e conciliar as revoltas sociais e não simplesmentes bani-las através da violência, pois queando retornarem serão ainda mais piores.

CAIC MINISTRO ARMANDO ROLLEMBERG

É lamentável a situação do CAIC do Conjunto Jardim. Ontem conversei com o Secretário de Educação, o Prof. Fernandes Lima e ele informou que o estabeleciemnto será reformado. Pra ser sincero tenho minhas dúvidas, o Governo de Déda tem demonstrando uma inoperácia acentuada na área da educação. Cabe a comunidade jardinense reinvindicar as melhorias que o CAIC precisa e a Policia Militar reforçar a segurança, pois no local os assaltos são constantes e a comuniadde não suporta mais tanto descaso. Vamos lá estou esperando sentado as mudanças do "Sergipe Novo", porque em pé eu já cansei.

CONVERSA COM SAMARONE

Ontem conversamos com Samarone da SMTT de Aracaju em relação a má qualidade dos transportes em nosso bairro. Ele garante que tem interesse em melhorar o Sistema e solicitou que a gente realizasse uma visita a SMTT para debater o assunto. Na próxima reunião da Assembléia Geral da ARCONJ que será realizada dia 27 de fevereiro, vamos colocar como ponto de pauta a questão dos transportes, estão todos convidados. Um forte Abraço.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

CONJUNTO JARDIM PASSA A SER VALORIZADO

A aproximadamente quatro anos a Igreja Católica em parceria com moradores e comerciantes do bairro fundou a ARCONJ, a Associação Renovadora do Conjunto Jardim. Logo no primeiro ano de funcionamento ela já mostrou seu objetivo claramente: Reinvidicar as melhorias necessárias para o bairro. Pois bem, após esse tempo de fundação o que vemos é um bairro com uma melhor qualidade de vida, graças as lutas da ARCONJ foram construidas duas praças, um Fórum na BR-101, Um pronto Socorro 24 também na BR-101 e além das inúmeras reclamações atendidas pelo poder público municipal, sem falar das denuncias formais ao Ministério Público que colocou a Secretaria Municipal de Educação e a SMTT-Socorro na condição de prestar esclarecimentos na justiça sobre a inércia nas suas atuações. É com esse espirito que nós que fazemos a ARCONJ, vamos continuar lutando pelas melhorias que o nosso bairro precisa.

PCMSO PORQUE EXIGIR?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, também conhecido como NR-7 (em virtude da norma que obriga a sua criação e aplicação) é um importante intrumento para a proteção a saúde do trabalhador assim como para a empresa. Pois é a empresa geralmente é penalizada com vultuosas idenizações para casos de acidentes do trabalho, então o PCMSO quando elaborado e posto em prática corretamente colabora para a diminuição no número de acidentes do trabalho. Defendo a tese de que o Ministério do Trabalho, A Vigilância em Saúde do Trabalhador e os Órgão de Classes aliados aos sindicatos sejam fieis fiscalizadores das empresas nesse sentido.

MESA REDONDA NO CRC SERGIPE

O Conselho Regional de Contabilidade irá promover uma mesa redonda sobre a implantação da DHP e da DECORE eletrônica, será no dia 19 a partir das 16h, os interessados deverão inscrever-se na sede do Conselho, na Avenida Delmiro Gouveia, um pouco depois da FANESE. Mas atenção são apenas 40 vagas os interessados deverão agilizar a inscrição.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO?

Na realidade o "Novo acordo ortográfico" nada tem de novo o que vemos é apenas uma adequação voltada a unificação do idioma nos paises falantes da Lingua Portuguesa. Convém lembrar que como dizia Mikael Bakthin toda palavra é carregada de "ideologia", então o acordo serve em parte para reproduzir os ditames sociais vigentes no momento em que ele é implantado. A nós meros usuários somos obrigados a seguí-los e pronto. Espero que a morosa e paquidermica Escola Pública não passa séculos para aplicar as novas mudanças, ou ela estará re´produzindo a desigualdade social provocada pelo mau uso, ou uso do idioma.

A IMPORTÂNCIA DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO

Infelizmente não temos cobrado aos órgãos de fiscalização o fiel cumprimento do seu papel. Uma histórica corrupção tem afastado os mais sensatos até mesmo do serviço público para essa área. é preciso que as pessoas conscientizem-se da importância desse segmento social para a garatia dos direitos do cidadão.